top of page

Os encontros de professores de latim representam os esforços de latinistas brasileiros para tentar estabelecer um fórum nacional para a discussão do ensino do latim e sua didática nos cursos de ensino superior no Brasil. O público do evento são professores de latim, pós-graduandos e graduandos em Letras com interesse na docência de latim.

OS ENCONTROS PELO BRASIL

Sua primeira edição, sediada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2010, contou com mais de duas dezenas de profissionais, representando mais de 10 instituições públicas de ensino superior.

A segunda edição, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2011, reuniu mais de 80 participantes de mais de 20 universidades.

A terceira edição, realizada na Universidade Federal Fluminense, em 2012, reuniu também quase uma centena de professores.

A quarta edição foi realizada em João Pessoa, na UFPB, em 2014, e representou a retomada dos investimentos nos encontros. Nesse encontro, decidiu-se por definir a construção de uma associação. Para que a proposta fosse encaminhada mais rapidamente, propôs-se a antecipação do quinto encontro para abril de 2015, na Universidade Federal da Bahia.

Na quinta edição, realizada em Salvador, fez-se um balanço das atividades desenvolvidas nos cinco anos dos encontros e estabeleceram-se algumas perspectivas. O encontro foi marcado pela definição dos primeiros passos para a criação de uma associação e pela sistematização da sua documentação inicial (Elaboração e aprovação do Estatuto da Associação Brasileira de Professores de Latim, Ata da Assembleia de aprovação do Estatuto, Elaboração do site da Associação (domínio www.magistri.org)

Em maio de 2016, a Universidade do Estado do Amazonas – UEA sediou a I Semana de Estudos Clássicos do Amazonas e o VI Encontro Nacional de Professores de Latim, quando foi retomado e aprovado o Estatuto da Associação e foi realizada a Primeira Assembleia Geral para a eleição dos membros da Diretoria da ABPL. Decidiu-se, em Manaus, pela realização do VII Encontro em Juiz de Fora-MG, quando deveriam ser finalizadas as etapas de registro da Associação.

O VII Encontro Nacional de Professores de Latim, foi realizado em 21 de setembro de 2018, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Teve início com a apresentação, pelo Prof. Dr. Fábio Fortes, de uma prévia do resultado do perfil do professor de latim no Brasil, resultante do questionário respondido pelos pares. Na sequência, foi realizada a primeira Assembleia da - agora registrada - Associação Brasileira de Professores de Latim.

O VIII Encontro Nacional de Professores de Latim foi realizado virtualmente pela primeira vez, entre 14 e 18 de março de 2022, através do Canal do YouTube da ABPL. A programação transmitida pode ser acessada aqui.

 

1º ENCONTRO DE PROFESSORES DE LATIM
UFJF - JUIZ DE FORA/MG

O I Encontro de Professores de Latim ocorreu no dia 28 de outubro de 2010, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Relato do I Encontro de Professores de Latim

 

 

2º ENCONTRO DE PROFESSORES DE LATIM
UNICAMP - CAMPINAS/SP

O II Encontro de Professores de Latim ocorreu nos dias 17 e 18 de maio de 2011, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 

Relato do II Encontro de Professores de Latim

 

 

3º ENCONTRO DE PROFESSORES DE LATIM
UFF - NITERÓI/RJ

O III Encontro de Professores de Latim ocorreu nos dias 17 e 18 de abril de 2012, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ.

 

Relato do III Encontro de Professores de Latim

 

 

4º ENCONTRO DE PROFESSORES DE LATIM
UFPB - JOÃO PESSOA/PB
O IV Encontro de Professores de Latim ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2014, Universidade Federal da paraíba, em João Pessoa, PB. Esta edição inaugurou um novo formato, com o encontro de professores de latim como parte de um evento de apresentação de trabalhos da área de estudos clássicos. Assim, as atividades do IV Encontro abriram o I Encontro do Nordeste de Estudos Clássicos.
 
Relato do IV Encontro de Professores de Latim
 
5º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE LATIM
UFBA - SALVADOR/BA

O V Encontro de Professores de Latim ocorreu em abril de 2015, em Salvador-BA. 

 

Relato do V Encontro Nacional de Professores de Latim

 

 

6º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE LATIM
UEA - MANAUS/AM

O VI Encontro de Professores de Latim ocorreu em maio de 2016, em Manaus. 

Relato do VI Encontro de Professores de Latim

7º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE LATIM
UFJF - Juiz de Fora - MG

O VII Encontro de Professores de Latim ocorreu em Juiz de Fora, em 21 de setembro de 2018. 

Relato do VII Encontro de Professores de Latim

8º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE LATIM
UFRJ - Rio de Janeiro - RJ (realização virtual)

O VIII Encontro de Professores de Latim ocorreu virtualmente, entre 14 e 18 de março de 2022.  

Ata em breve (após a aprovação no IX Encontro). Informações sobre o encontro aqui.

bottom of page