VIII Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado: Recepção, Tradição e Canibalização de Clássicos

II Jornada de Estudos Clássicos da UFV

Tema do evento:

Recepção, tradição e canibalização de Clássicos.

19 a 22 de novembro de 2018, em Viçosa-MG

Acesse o site do evento.

cartaz_digital4.jpg

XXV Semana de Estudos Clássicos – 2018

VII Encontro Nacional de Professores de latim

FALE - UFJF

Tema do evento:

Tempo e experiência.

17 a 20 de setembro de 2018 - Juiz de Fora - MG

Acesse o site do evento.

Entre os dias 17 e 20 de setembro de 2018, a Faculdade de Letras da UFJF tem o prazer de promover a XXV Semana de Estudos Clássicos. Neste ano o tema do evento é Tempo e Experiência. Convidamos, então, a comunidade acadêmica a refletir e debater, sob diferentes perspectivas, sobre noções de tempo e o modo como esse fator atua sobre as experiências – de modo concreto e abstrato – na cultura greco-romana, da Antiguidade aos nossos dias, abarcando questões de linguagem, literatura, sociedade e cultura.

Contato: semanadeestudosclassicos.ufjf@gmail.com 

(Material do site do evento)

IV SEMINÁRIO DE LINGUÍSTICA (SELIN) E I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CLÁSSICOS DO AMAZONAS

Tema do evento:

Remanescência clássica na nossa língua, na nossa literatura

e na nossa cultura.

06 a 08 de novembro de 2018 - Universidade Federal do Amazonas - Manaus

Acesse o site do evento.

Os interessados em participar dos eventos com apresentação de trabalho em sessão de comunicação deverão inscrever seus resumos, direcionando-os a um dos eixos temáticos abaixo distribuídos, até o dia 30/09/2018.

 

  1. A atualidade do pensamento clássico na língua portuguesa;

  2. A atualidade do pensamento clássico nas literaturas;

  3. A atualidade do pensamento clássico nas artes em geral;

  4. Temas Livres.

Organizador:

Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos de Língua Latina de Manaus" (GELLAMA)

O Seminário de Linguística (SELIN) integra-se, em sua quarta edição, à primeira edição do Simpósio Nacional de Estudos Clássicos do Amazonas, promovido pelo Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos de Língua Latina de Manaus (GELLAMA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), coordenado pela profa. Dra. Soraya Paiva Chain.

Os eventos acontecerão no Setor Norte do Campus Universitário da UFAM, nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2018, e buscarão trazer à comunidade em geral discussões acerca do tema REMANESCÊNCIA CLÁSSICA NA NOSSA LÍNGUA, NA NOSSA LITERATURA E NA NOSSA CULTURA.

Viabilizar discussões, com estudiosos de temas clássicos e da antiguidade greco-romana, que demonstrem como o clássico não só remanesce, mas também é, a todo momento, utilizado na nossa língua, literatura e cultura, inserir a UFAM e o grupo de pesquisa GELLAMA no rol de instituições e grupos de pesquisa que servem de referência aos estudos clássicos no Brasil, e permitir o intercâmbio de experiências entre os alunos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior são alguns dos objetivos que dão forma ao IV Seminário de Linguística e ao I Simpósio Nacional de Estudos Clássicos do Amazonas.

(Material do site do evento)

IV Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e V Congresso Brasileiro de Retórica

Tema do evento:

A comissão organizadora optou por não restringir o evento a nenhum tema.

20 a 24 de agosto de 2018 - Belo Horizonte-MG

Acesse o site do evento.

Em breve serão realizados os eventos: IV Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e V Congresso Brasileiro de Retórica.

A Comissão Organizadora do evento receberá em Belo Horizonte e Ouro Preto os participantes das IV Jornadas promovidas pela Associação Latino-Americana de Retórica (ALR) e do V Congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), realizados em conjunto, de 20 a 24 de agosto de 2018.

A ALR e a SBR foram fundadas no mesmo ano de 2010, em março e setembro, respectivamente. O crescimento das atividades em retórica nesses oito anos foi enorme. O surgimento de várias associações na América Latina, em países como Chile, Colômbia, Venezuela, Peru, México, Argentina e Cuba e seus respectivos congressos nacionais, bem como da Sociedade Portuguesa de Retórica e da Organização Ibero-Americana de Retórica, fez com que as Jornadas da ALR, que têm o objetivo de congregar as sociedades nacionais, tivessem sua periodicidade alterada de dois para três anos. Neste ano de 2018, por serem ambas presididas por brasileiras, os seus encontros foram programados para ocorrer no mesmo local e data.

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, Presidente da ALR

Helcira Maria Rodrigues de Lima, Presidente da SBR

(Material do site do evento)

A II Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas dá continuidade ao primeiro evento na área de Estudos Clássicos da Universidade do Estado do Amazonas, realizado entre 27 e 24 de maio de 2016 na Escola Normal Superior-UEA. Em sua primeira versão, intitulado 'I Semana de Estudos Clássicos do Amazonas: Cultura clássica e gramática ocidental', o evento abrigou também o 'VI Encontro Nacional de Professores de Latim', e todo o material produzido pelo evento encontra-se disponibilizado no site da Sociedade Brasileira de Professores de Latim www.magistri.org. À época, houve participação de mais de 20 universidades de fora do Estado do Amazonas, cerca de 250 inscritos e mais de 15 conferencistas e ministrantes de minicurso. Com apoio somente do edital CAPES/PAEP e do valor arrecadado pelas inscrições, aquele evento conseguiu significativo destaque no meio acadêmico brasileiro, não apenas por seu inédito acontecimento na Região Norte do país, mas principalmente por seus resultados que, além da publicação do Caderno de Resumos (com ISBN), dos Anais do Evento e de um livro (no prelo, Ed. Mercado de Letras) com as principais palestras ministradas, ainda marcou a criação oficial da Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL).

Desta vez, contando com o fomento da FAPEAM, edital 005/2017 PAREV, o evento propõe-se a ampliar seu alcance ao firmar parceria com a Sorbonne Université. Não obstante, as parcerias com outras universidades igualmente relevantes para a área dos Estudos Clássicos no Brasil, como USP e UNICAMP, são mantidas, o que proporcionará ainda maior projeção do evento e enriquecerá ainda mais as reflexões temáticas propostas.

Espera-se a presença de pesquisadores, professores, alunos e estudiosos de todo o Brasil para debater e apresentar suas pesquisas, não somente, mas com especial atenção, na área de estudos clássicos, dentro da temática ampla da educação e do papel do professor da Antiguidade aos nossos dias. 

Acesse a Programação geral do evento.

II Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas - SECLAM

Tema do evento:

"Educação, linguagem e ensino: a (re)construção do papel educador da Antiguidade aos nossos dias"

30 maio a 02 de junho de 2018 - Manaus-AM

Acesse o site do evento.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LATIM

www.magistri.org

Links: