THEATRUM BELLI: sobre a ideia da guerra como teatro em Roma antiga
Isabella Tardin Cardoso (UNICAMP)

Conferência de Encerramento
13/05/21, 15h

A expressão “teatro da guerra” (theatrum belli) tem seu primeiro registro em tempos modernos. Em referência a Roma antiga ela ora designa metaforicamente atividades militares que os romanos desenvolviam durante a época imperial  (o “Kriegstheater” na História do Império Romano de Theodor Mommsem, 1882/86), ora sublinha o sentido de espaço (um território), de conhecimento (a técnica de representar e planejar as ofensivas militares), ou mesmo a tentativa de controle dos violentos e surpreendentes eventos das operações bélicas que encenavam as estratégias planejadas  (Eduard Kallee, 1889). Mas, até que ponto e de que modo os romanos mesmos concebiam sua guerra como um teatro? Até que ponto ponto, e com que sentidos, sua poesia dramática traria ao palco tal concepção? Observando versos colhidos da comédia de Plauto e da tragédia de Sêneca, e  valendo-nos ainda da crítica poética de Horácio, gostaria de convidá-los a apreciarmos juntos o que a metáfora do teatro pode nos dizer sobre a representação da guerra e do teatro e, em última análise, sobre as fronteiras poéticas da violência na civilização romana.

Mais informações aqui.

sbec_2021.png

XXIII CONGRESSO DA SBEC:

Os Estudos Clássicos na pandemia

Tema do evento:

Mentira e verdade no Mundo Antigo e na Atualidade

20 a 24 de setembro de 2021

Reconhecendo a difícil situação pandêmica do mundo e, especialmente, do Brasil, a SBEC promoverá, em 2021, a 23ª edição do Congresso Nacional de Estudos Clássicos, evento bienal, dessa vez em formato virtual e compacto. Os Estudos Clássicos na Pandemia: XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos: “Mentira e Verdade no Mundo Antigo e na Atualidade.”

Mais informações aqui.

VIII Encontro Nacional de

Professores de Latim

Informações em breve!

Congreso-FIEC-mexico-2022.jpeg

XVI Congreso FIEC México 2022

Tema do evento:

Los estudios clásicos y el continente americano:

Otros ojos…¿mismo canon?

01 a 05 de agosto de 2022

La Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), junto con la Asociación Mexicana de Estudios Clásicos, A.C. (AMEC),  organiza el XVI Congreso Internacional de Estudios Clásicos de la Federación Internacional de Asociaciones de Estudios Clásicos (FIEC) en México, que se llevará a cabo del 1° al 5 de agosto de 2022 en modalidad virtual, bajo el título:

Los estudios clásicos y el continente americano: Otros ojos…¿mismo canon?

El Temario General está dividido en 7 módulos:

  1. Apropiación e identidad

  2. Negociación y subversión

  3. Imperialismo y emancipación

  4. Materialidades y textualidades

  5. Discursos sobre géneros literarios

  6. Discursos sobre la naturaleza y el cuerpo

  7. Discursos de globalización y regionalismo

    

Mais informações aqui.

Deseja divulgar eventos da área de estudos clássicos?

Acesse a aba "Fale conosco" e nos informe detalhes do evento.