É com satisfação que levamos a público estes Anais da “I Semana de Estudos Clássicos do Amazonas e VI Encontro Nacional de Professores de Latim”, realizados entre 24 e 27 de maio de 2016, nas dependências da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (ENS-UEA), em Manaus. O ineditismo de tal evento dessa natureza e porte na capital do Estado demonstra o vigoroso fortalecimento e expansão da área de Estudos Clássicos no Brasil. Com mais de 150 participantes, 47 comunicações orais e presença de representantes de cerca de 20 universidades de todo o país, essa primeira experiência no Amazonas inaugura uma nova rota no mapa acadêmico das pesquisas e trabalhos em estudos clássicos em terras brasileiras. Mais do que isso, pudemos constatar o crescente interesse dos alunos de graduação e pós-graduação da UEA nas oportunidades de pesquisa que a Antiguidade ainda hoje desperta. Foi visível a projeção que nossa jovem universidade conquistou ao sediar essa primeira experiência. E como resultado concreto daqueles dias de proveitosas discussões, palestras e cursos, expomos aqui 17 artigos referentes aos trabalhos ali apresentados. Constam textos de alunos de graduação e seus respectivos orientadores, bem como trabalhos de renomados e profícuos professores e pesquisadores da área de Educação, Literatura, Linguística e, claro, Antiguidade Clássica. Aos autores agradecemos a confiança e participação, com o que, não apenas enriqueceram academicamente o evento, mas principalmente, agora, deixam registrado, para o grande público, o alto nível do que vem sendo produzido no Amazonas e no restante do país.

Também é justo agradecer a todos os envolvidos nessa iniciativa. Desde os monitores, sempre incansáveis e atuantes, passando pelos inscritos e suas contribuições acadêmicas, até os palestrantes e ministradores de minicursos, todos trabalhando com recursos próprios, visto que o evento não dispunha de verba suficiente para arcar com os custos de passagem e estada. Mesmo assim, nosso evento pode contar com o apoio da própria Universidade do estado do Amazonas, com a direção da Escola Normal Superior, com os professores do curso de Letras da UEA, com os membros da comissão científica e com os integrantes da comissão organizadora, sem os quais nada teria acontecido.

A todos esses e aos privilegiados leitores destes Anais, agradecemos pela atenção demonstrada ao nosso evento, ao mesmo tempo em que desejamos uma ótima leitura e um excelente aproveitamento dos textos agora divulgados. Que a fruição das palavras a seguir desperte tanto entusiasmo na leitura, quando proporcionou a nós a satisfação em divulgá-las.

 

 

Os organizadores

Download

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LATIM

www.magistri.org

Links: